Conselho Seccional da OAB inova e fará sessão em Rondonópolis

30/08/2007 17:35 | Reunião ordinária

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso realizará sua primeira sessão deliberativa fora de Cuiabá, sede da entidade. Será nesta sexta-feira, na cidade de Rondonópolis, a partir das 14 horas, na sede do Tribunal do Júri. A medida, segundo o presidente da OAB, Francisco Faiad, visa descentralizar as atividades da Ordem, permitindo que a comunidade de advogados que se encontra no interior do Estado possa acompanhar os trabalhos do Conselho Seccional, conhecendo um pouco mais a entidade da qual faz parte. Há muito estamos trabalhando a interiorização da OAB. Porém, essa reunião do Conselho Seccional em Rondonópolis será um marco importante disse.

Faiad destacou que desde a primeira gestão vem procurando dar aos advogados do interior o mesmo tratamento que recebem os da Capital. A idéia é acabar com o distanciamento que existia entre advogados da capital com advogados que militam em outras cidades. Começou com a realização dos Colégio de Presidentes de Subseções, órgão consultivo do Conselho Seccional, realizado a cada semestre numa cidade pólo. Ao mesmo tempo, houve implementação das ações da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da própria Caixa dos Advogados de Mato Grosso.

O Conselho Seccional é o órgão mais importante da Ordem dos Advogados. É das decisões tomadas em cada reunião realizada ordinariamente na última sexta-feira de cada mês que a diretoria executiva se baseia para suas ações. Todos os conselheiros, em numero de 26, de todas as regiões do Estado, estarão presentes. Além deles, os três conselheiros federais de Mato Grosso.

Na reunião de Rondonópolis, vários assuntos serão debatidos. Entre eles, o requerimento de credenciamento e autorização de funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica para Estágio Profissionais dos alunos de Direito do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura; aprovação do regimento interno da Comissão de Estagiários da OAB; e criação da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB. Além disso, está na pauta dois assuntos de interesse direto dos advogados de Rondonópolis, que é a criação de uma turma do Tribunal de Ètica e Disciplina  (TED) o primeiro a ser criado fora de Cuiabá.