PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 11ª SUBSEÇÃO DE COLÍDER

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

TRT-MT e OAB-MT discutem situação de Varas do Trabalho

15/02/2022 18:05 | PRESTAÇÃO JURISDICIONAL
Foto da Notícia: TRT-MT e OAB-MT discutem situação de Varas do Trabalho
imgO Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região TRT-MT recebeu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para uma reunião, nesta segunda-feira (14), sobre a situação das Varas do Trabalho com distribuição processual inferior a 50% da média de casos no último triênio. A intenção da comissão formada para tratar desta questão é solucionar o problema, em prol da otimização da prestação jurisdicional.
 
Também participaram da reunião representantes da advocacia em Cáceres e Mirassol D'Oeste. A Comissão também irá ouvir, na próxima semana, advogados trabalhistas que atuam em Alto Araguaia e Campo Novo do Parecis.
 
O desempenho das Varas do Trabalho consta em relatório do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) - 69 delas, distribuídas entre 19 TRTs, apresentaram média inferior ao estabelecido pela Resolução CSJT 296/2021. Em Mato Grosso, estão incluídas as Varas do Trabalho de Cáceres, Alto Araguaia e Campo Novo do Parecis.
 
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu ao tribunal por envolver a Ordem nessa discussão necessária, para buscar uma solução que não traga prejuízo para o jurisdicionado, a sociedade e a advocacia de forma geral.
 
img“Tivemos um diálogo muito franco e aberto. A OAB ponderou que é a favor da manutenção das varas, dos juízes atuando nas localidades, e, diante deste cenário de distribuição processual abaixo da média, nós vamos discutir junto com a advocacia local de cada Subseção e com o Tribunal, tentando encontrar a melhor solução. Mas reitero que a Ordem é contrária ao fechamento de varas, porque são muito importantes para a Justiça do Trabalho e a distribuição da Justiça Social”.
 
Após conversações, o TRT-MT pretende entregar uma proposta de ação para apreciação do Tribunal Pleno no prazo de 60 dias.
 
Segundo o presidente da Comissão, desembargador Tarcísio Valente, após as reuniões para ouvir as demandas da advocacia, a Comissão irá se reunir, no dia 7 de março, para chegar a uma conclusão e apontar as soluções viáveis.
 
Participaram da reunião o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Hélio Machado da Costa Junior, a presidente da 3ª Subseção de Cáceres, Cibele Simões dos Santos, e a tesoureira, Renata Faria de Oliveira Vilela, além do presidente da 7ª Subseção de Mirassol D´Oeste, Anatoly Hodniuk Júnior.
 
*Com informações do TRT-MT
--
 
Keka Werneck

(65) 99610-6413
www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Instagram @oabmatogrosso

 

WhatsApp