PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 11ª SUBSEÇÃO DE COLÍDER

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Artigo | mais artigos

Salve o Dia Internacional da Mulher

Data: 08/03/2012 16:00

Autor: Fabio Capilé

Um dia um velho homem aventureiro, após percorrer por todos os cantos do mundo, subindo e descendo montanhas, escalando os mais altos paredões, voando e cortando as mais longínquas nuvens, e mergulhando fundo nas entranhas do infinito lago de águas salgadas em busca de sabedoria, ainda se mostrava inquieto, pois não conseguia obter a resposta sobre que caminho seguir para encontrar o ser mais perfeito já concebido no universo.  

img
 

Considerando que todo o seu vigor físico se esvaia, estando à beira da exaustão, resolveu então utilizar as suas últimas forças para encontrar um sábio, que  pudesse  lhe responder esta pergunta que o atormentava há tanto tempo. 

Seguiu em direção à parte mais extrema do universo e lá encontrou o sábio dos sábios, que se escondia por detrás de uma folhagem esverdeada. Dirigindo-se a sua pessoa, em voz já embargada pelo tempo, perguntou-lhe. Que caminho devo seguir para encontrar o que procuro? 
 
O sábio então lhe respondeu: Para responder sua pergunta poderia enveredar-me na história, seguindo os passos dos melhores guerreiros da antiguidade, ou os versos dos maiores pensadores, as fórmulas dos maiores químicos, ou as equações dos maiores matemáticos e físicos. Contudo, não adianta querermos sobrepor obstáculos, enfrentar vulcões ou terremotos, nadar e atravessar  tissunames, ou voar em meio a furações, para acharmos a verdade  pois, os segredos desta vida nem sempre estão em uma terra perdida.  

Olha para baixo. Vês uma rosa? Olha atentamente para ela... Para começar a enxergar o caminho passe a analisá-la desde sua raiz, pois tal rosa, no transcorrer da história, sempre esteve envolta por estruturas espinhosas, a opressão, a violência e a total discriminação do mundo, até que aos poucos fosse conquistando o seu espaço e, após tanto lutar, desabrochou em meio às tempestades e intemperanças.  

Hoje aí está, linda nas suas mais variadas formas e cores, sob a admiração constante de todos que a circundam e contemplam. O mundo agressivo e rude deu espaço a sutileza e sensibilidade e, com o tempo, todas as distorções e anomalias desenvolvidas, em virtude de uma visão arcaica e antiquada, passaram então a se abrir e se dissipar, gerando assim, contornos de beleza, graça e encanto.   

O sábio dirigindo-lhe novamente a voz então perguntou? E então, descobriste agora o objeto de tua insana busca? E o velhinho, em silêncio, abaixa lentamente a cabeça e responde: Por toda a minha vida, procurei este ser, e não me dei conta que, a todo momento, ele se encontrava à minha volta. Estou falando da MULHER...  Pois esta, em meio a preconceitos, degradações e violência lutou  incessantemente,  dia após dia, mesmo sentindo na pele a vida espinhosa. Contudo, nunca se deu por vencida, levantando o rosto, em desafio às opressões de sociedades e culturas machistas, desabrochando da rotina caseira, para uma verdadeira revolução feminina, nos diversos segmentos políticos, sociais e culturais. 
 
O homem velho, hoje mais sábio, descobriu que o ser mais perfeito concebido no universo é a MULHER, cuja plenitude de corpo, alma e divindade, proporciona felicidade e paz no seio da família, governando com lhaneza e competência a seara em que vive. É inspiração para o homem, razão de suas aspirações, fonte de suas energias e acima de tudo, e o berço e assento de toda e qualquer felicidade.  
 
Salve o dia internacional da mulher!
 
Fabio Arthur da Rocha Capilé, é advogado, Presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses, Professor Universitário e Conselheiro da OAB/MT.
www.capileeoliveira.com.br 
 
WhatsApp